terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Angola e Rússia assinam acordos de cooperação económica


Luanda - A República de Angola e a Federação Rússia assinaram hoje, em Luanda, dois protocolos de cooperação económica, sendo um no domínio do Ensino Superior e outro que visa a implementação dos encargos já acordados entre as partes.
 
 
Assinaram pela parte angolana o ministro da Indústria e Geologia e Minas e co-presidente da Comissão Inter-governamental Angola-Rússia, Joaquim David, e o embaixador de Angola na Rússia, Joaquim de Lemos, enquanto pela parte russa rubricoram o co-presidente da comissão, Yuri Trutnev, e o embaixador russo acreditado em Angola, Serguey Nenáchev.
 
 
Com estes protocolos, Angola e Rússia totalizam um conjunto de 18 acordos já assinados entre os dois Estados.
 
 
Segundo Joaquim David, que falava durante II Sessão da Reunião Técnica de Peritos da Comissão Bilateral Angola/Rússia, os acordos visam, entre outros, identificar áreas comuns onde haja cruzamento de interesses para os dois Estados e tomar medidas e traçar estratégias para materializar e aumentar os negócios.
 
 
Pela parte russa, Yuri Trutnev manifestou o interesse da Federação Rússia em aumentar a cooperação económica com Angola.
 
 
Segundo o responsável, as actuais relações económicas entre os dois estados estão muito aquém das expectativas, são antigas, mas precisam reflectir-se nas trocas comerciais.
 
 
Manifestou também que o interesse do seu país em reforçar o investimento em sectores já tradicionais como diamantífero e hidroenergético, assim como nos transportes ferroviários e petróleos.
 
 
Por outro lado, informou que entre 2011/2012 a Rússia proporcionou a Angola 50 bolsas para graduação e 12 para pós-graduação.
 
 
Relativamente ao projecto AngoSat, disse que aguardam apenas a decisão da parte angolana no cumprimento de determinados procedimentos que estão em curso.
 
 
A II Sessão da Reunião Técnica de Peritos da Comissão Bilateral Angola/Rússia discutiu, durante dois dias, aspectos relativos à cooperação técnico-científica e comercial nos domínios da Energia, Recursos Naturais, Águas, Geologia e Minas, Indústria, Petróleos, Agricultura, Transportes, Pescas, Comércio, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, e Jurídico institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário