Luanda - O repovoamento de diversas espécies animais no Parque Nacional da Kissama (Luanda), sobretudo as que foram introduzidas no âmbito do projecto “Arca de Noé”, está a propiciar o aumento de visitas turísticas de angolanos e estrangeiros àquela reserva natural de Angola, com um a extensão de 960 mil hectares.
O número de animais controlados no santuário de Kawa, a 30 quilómetros desde a entrada principal do parque, aumentou de forma considerável , afirmou o administrador Miguel Savituma.
Miguel Savituma que falava na cerimónia oficial de abertura do curso de formação de ex-militares para a fiscalização dos Parques Nacionais, deu a conhecer que dos 30 elefantes introduzidos no local actualmente estão confirmados 45, as zebras passarem de oito para 80, centenas de avestruzes, dezenas de girafas, entre outros animais.
“Registamos um óptimo progresso no que diz respeito a este projecto. Fora do cerco do projecto “Arca de Noé”, os animais também reproduzem-se de forma natural e protegida”, disse o administrador.
Os animais provenientes da África do Sul foram introduzidos no Parque da Kissama há mais de cinco anos.
À margem do evento, o director da empresa de Turismo Ecológico (Eco-tur), Paul Wesson, disse que dezenas de turísticas visitam o parque e outras áreas de
conservação de Angola, onde entre outras actividades procuram ver os animais que se encontram neste local.
“O Parque já possui um roteiro turístico que permite os visitantes, não só a observação de alguns animais, mas também desfrutar das paisagens naturais existentes”, afirmou Paul Wesson.
O Parque Nacional da Kissama que a cada dia ganha infra-estruturas para a promoção do eco-turismo, foi criado como reserva de caça a 16 de Abril de 1938 e tornou-se Parque Nacional em 1957, mediante declaração do Ministério do Ultramar a 20 de Janeiro de 1955.
Neste local predomina o bosque seco em mosaico do tipo savana mas existem também zonas lacustres pantanosas e mangais ao longo do rio Kwanza.
Geograficamente, o Parque Nacional da Kissama situa-se na região fitogeográfica Zambeziaca.Os géneros mais representativos são acácia, sterculia, adansonia, euphorbia e commiphora.
Nos anos 70, está reserva natural que tornou-se famosa a nível internacional pelas grandes reservas animais que apresentava possuía cerca de 800 elefantes e três mil pacaças que era o símbolo do parque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário